“Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra.” II Tm. 2:21
INTRODUÇÃO
- O grande pregador e líder cristão John Knox disse certa vez: “O mundo ainda está por ver o que Deus fará com um homem que lhe seja inteiramente consagrado”.
- John Wesley: “Dêem-me cem homens que amem a Deus de todo o coração e nada temam a não ser o pecado e mudarei o mundo”.
- Por que houve no passado e ainda há no presente uma procura por homens dedicados e consagrados a Deus?
- Uma vida consagrada envolve sérios compromissos com Deus.
- Como podemos descrever a vida de um crente consagrado?
3 Aspectos da vida de um crente consagrado:
1) Submissão à vontade de Deus
- Uma das coisas mais difíceis de sujeitar a Deus é a nossa vontade. A grande barreira à nossa consagração não é a falta de conhecimento, ou a falta de fé ou de oportunidade, mas a falta de vontade de consagrar a nossa vida a Deus.
- Por mais espiritual que seja a vida de uma pessoa, ela ainda terá que lutar contra a sua própria vontade para submeter-se a vontade de Deus.
- O próprio Jesus teve esta luta interior. Sua vontade era de não beber o cálice, mas finalmente submeteu-se à vontade de Deus (Mc. 14:35-36).
- É necessário quebrar a nossa vontade...
- Na disciplina de uma criança a coisa mais difícil é quebrar a sua vontade... Deus já quebrou a sua?
- O crente consagrado submete-se totalmente à vontade Divina. Submeter-se totalmente à vontade de Deus é: a)O resultado da lei de Deus em nossos corações – Salmo 40:8. b) O Instrumento submetendo-se à orientação do instrumentista. É entregar-se sem reservas aos propósitos e vontade divina (Time de Futebol)
2) Disponibilidade Imediata para servir a Deus
- O crente consagrado não desculpa ou adia o serviço do Senhor. Muitos crentes nunca estão dispostos e prontos para servir o Senhor. Sempre têm uma desculpa na ponta da língua...
- O crente consagrado não sabe dizer “NÃO” para Deus e Deus não diz “NÃO” para ele. O crente consagrado não deixa Deus na fila de espera. Alguns o deixam anos esperando.
- O crente consagrado vai prontamente se dispor...
- Um crente que não consagrou sua vida a Deus, nunca está pronto. Ele está sempre se preparando, mas nunca está pronto.
- Devemos dar a Deus nossa juventude. O dia de hoje e não o incerto amanhã.
- Dê a Deus a flor do dia, não lhe dê flores murchas.
3) Morte para o Pecado (Rm.6:2)
- Essa é uma doutrina que a maioria dos crentes não conhecem e muitos nem apreciam. Ela diz que não podemos mais viver no pecado, pois morremos para o pecado (Rm. 6:2).
- Precisamos compreender claramente as implicações do Novo Nascimento. Antes da salvação estávamos mortos em nossos pecados. Na salvação morremos para o pecado e agora vivemos para Deus (Ef. 4:24).
- Morrer para o pecado é: a)Não mais olhar para ele; b)Não mais dar ouvidos aos apelos sedutores; c)Não mais falar dele; d)Não mais praticá-lo; e)É tornar-se alheio a ele – separar-se dele; f)A morte para o pecado proporciona liberdade para uma nova vida (Rm. 7:2 – a viúva está livre da lei do marido)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Ter uma vida consagrada não significa ter uma vida perfeita, mas sim, uma vida disposta a reconhecer e corrigir os próprios erros diariamente, disposta a se submeter a vontade de Deus reconhecendo diariamente nossa dependência da graça, da superabundante graça de Deus.
- Você pode começar hoje mesmo deixar Deus tomar o controle de sua vida.
ORAÇÃO:
"Senhor, reconheço que tenho procurado diarimente controlar minha vida. Confesso que não consigo administrá-la com a perfeição e harmonia que só o Senhor sabe fazer. Oh, Senhor, toma a minha vida nas tuas mãos e me ajude a ser submisso a tua boa e perfeita vontade todos os dias".