Ao lermos a comovente História Bíblica dos irmãos Esaú e Jacó nos deparamos com a maturidade de Jacó e seu desejo de restabelecer os vínculos familiares outrora quebrados com seu irmão, talvez pela imaturidade da juventude. Mas, o fato é que Jacó, segundo Gênesis 32, procurou buscar a Reconciliação com seu irmão. Vejamos alguns passos tomados por Jacó no Caminho da Reconciliação:
1º. PASSO – O Reconhecimento da Necessidade de Mudança e a decisão de mudar.
- O nome Jacó significa literalmente "aquele que segura o calcanhar", pois nasceu segurando seu irmão gêmeo pelo calcanhar e durante anos viveu seguro no calcanhar do famigerado Labão. Mas, como nunca é tarde, Jacó resolveu romper com Labão, largar do seu calcanhar, abandonar o mundanismo e a avareza praticada pelo trapaceiro Labão, conforme está escrito nem Gn. 31:51.
"A manifestação do desejo pessoal de mudar, de ajustar-se a Deus permite que ele nos ajude a aprimorar ou consolidar essa mudança". (Ver Gn 32:1)
Isso nos leva ao segundo passo:
2º. PASSO – Buscar a Reconciliação
- Essa busca assim como Jacó, nos leva a sair da nossa Zona de Conforto. Exige criatividade e o uso estratégico da Humildade (“Teu servo”), do desapego material e da disposição de investir tudo na reconciliação. Gn. 32:5. Essa busca nem sempre é fácil, às vezes pagamos um alto preço, mas vale à pena. Busque a paz e empenhe-se por alcanç-la (1 Pedro 3:11)
3º. PASSO – Confiar nas Promessas de Deus. Gn. 32:9-11
- Deus nos conhece - seja sincero com Ele. Reconheça: Não temos o poder de quebrantar o coração do homem. Gn. 32:20 "Eu aplacarei". Só a graça de Deus pode quebrantar os corações. E Ele começa pelo nosso, a sós. (Gn. 32:24)
4º. PASSO: A reconciliação (Gn. 33:3-4)
- A Reconciliação requer aproximação – “chegou perto de Esaú”.
- A Reconciliação requer urgência – “saiu correndo ao encontro”
- A Reconciliação deve ser sentida – “o abraçou”
- A Reconciliação exige confirmação – “beijou”
- A Reconciliação libera arrependimento, perdão e alegria para ambos.- “E os dois choraram.”
... Em nome de Cristo, rogo que vocês se reconciliem com Deus. 2Corintios 5.20